PAYPER nos ANDES. Bolivia Illimani 2018.

 

O sucesso da expedição!
 
Em julho de 2018, Massimo De Paoli e Davide Morini de Rimini, juntamente com um colega da República de San Marino, Riccardo Stacchini, viveram uma incrível aventura na  Cordilheira Real da Bolívia.
 
O Sonho.
A ideia, ou melhor, o Sonho da escalada, foi de Massimo De Paoli quando em agosto de 2014 ficou fascinado pela foto da encosta Norte do Illimani vista num artigo de jornal na internet que contava da tentativa de escalada por uma expedição italiana que não foi bem sucedida devido às difíceis condições de neve e gelo.
 
Assim, De Paoli, apesar de se considerar "um montanhista amador", continuo a pensar naquela encosta durante 4 anos, envolvendo e convencendo amigos de longa data a realizar um duro treino de meses e meses nos Alpes italianos como preparação para a aventura na América do Sul.

 
 

As etapas.
Os 3 montanhistas chegaram a La Paz a 18 de julho acompanhados por Andrea De Paoli, filho de Massimo, no papel de fotógrafo e videomaker da expedição.
Aqui eram esperados por um guia de alta montanha peruano, Miguel Martinez, que os acompanhou durante toda a aventura.
 
Juntos foram para a "base" logística de Peñas, perto da obra missionária situada a grande altitude do padre-montanhista italiano Antonio Zavattarelli, amigo de muitos montanhistas que passaram por estas paragens ao longo dos anos.
Foi um momento importante de aclimatação, mas também uma oportunidade para partilhar e apoiar o trabalho deste missionário fronteiriço.
 
A 25 de julho a tentativa da empresa começou em rigoroso "estilo alpino", ou seja, levando tudo o que era necessário na mochila sem preparar primeiro os acampamentos de bivaque. Depois de 2 dias, porém, as condições proibitivas, também devido a muita neve fresca ao longo do caminho no glaciar, tornaram praticamente impossível subir a encosta norte.
 
O grupo desceu de novo ao acampamento "Nido de Condores" a 5450 metros para recuperar energias e no dia seguinte, a 28 de julho, tentou novamente a escalada por outro caminho, chegando ao cume principal do Illimani Sul, a 6440 metros.
 
Assim, a equipa não concretizou por um triz o objetivo inicial mas realizou mesmo assim uma empresa extraordinária!

 
 
 
 
 
 

O vestuário.
A Payper, orgulha-se de ter apoiado a expedição e expõe no seu showroom uma cópia do uniforme especial usado na Bolívia, que provou ser tecnicamente perfeito, absolutamente impermeável, resistente a ventos fortes e temperaturas andinas muito baixas.